2 de fev. de 2011

On Balance Volume (OBV)


Como eu já comentei aqui no blog, o indicador do volume é muito importante na análise técnica. Por isso, ao longo dos anos foram desenvolvidos alguns indicadores que ajudam o trader nessa tarefa. O indicador On Balance Volume (OBV) é um deles, sendo um dos mais utilizados. O OBV também conhecido na língua portuguesa como Saldo de Volume, foi criado em 1963 por Joe Granville. Este indicador se baseia no conceito de que o volume precede o preço de uma ação ou do que tiver sendo analisado, e relaciona o volume com as mudanças nos preços.

O cálculo do OBV é simples:

·         Quando o preço da ação fecha o período em baixa, o valor do volume do período é subtraído ao indicador.
·         Quando o preço da ação fecha o período em alta, o valor do volume do período é somado ao indicador.
·         Quando o preço da ação é estável durante o período, o volume do período não é adicionado nem subtraído do indicador.

Confirmação de Tendência

O estudo OBV é usado para confirmar a tendência de movimentação do ativo:
  • Confirmação de tendência de alta = Preço da ação valorizando + Linha OBV subindo.
A divergência de direção entre o gráfico de cotação do ativo e a Linha OBV (Preço da ação valorizando + Linha OBV descendo) é um alerta de que a tendência de alta poderá não persistir.
  • Confirmação de tendência de baixa = Preço da ação desvalorizando + Linha OBV descendo.
A divergência de direção entre o gráfico de cotação do ativo e a Linha OBV (Preço da ação desvalorizando + Linha OBV subindo) é um alerta de que a tendência de baixa poderá não persistir.

Se tivermos uma tendência de alta dos preços, um movimento ascendente do OBV estaria indicando que os investidores continuam acreditando na tendência de alta, e o inverso para uma tendência de baixa.

Para visualizar o movimento do OBV com mais facilidade é possível plotar médias móveis nele. Uma MME de 20 dias ajuda a ver se o OBV está em tendência de alta ou baixa no curto prazo.

Veja o exemplo.

 
O OBV acima da média móvel indica maior força compradora, e abaixo da média indica maior força vendedora.

A interpretação é muito simples, e de grande valia para o trader.

Obrigado e até a próxima

2 comentários:

Espetacular explicação...só queria saber quais as configurações da média móvel...trata-se de média móvel aritmética ou exponencial? De qtos períodos? Abraço!

obrigado Clayton..No exemplo eu coloquei uma média exponencial de 20 períodos.
abraço

Postar um comentário