22 de dez. de 2010

Volume


Hoje eu vou falar sobre volume, o indicador mais utilizado na análise técnica. O volume é um indicador que apresenta o numero de ações e contratos negociados em um determinado tempo ( minutos, hora, dia, semana). Sua interpretação é extremamente simples. Por exemplo, para se ter uma confirmação de tendência de alta, é mais confiável quando:
·         Os preços sobem seguidos de um aumento no volume.  
·         Os preços caem seguidos de um decréscimo no volume.
Esse padrão indica que os traders estão acreditando na tendência de alta. Quando os preços sobem, o movimento vem acompanhado de grandes quantidades de compra. Quando os preços corrigem (em uma tendência de alta quando há pequenas quedas os traders denominam correção) e o volume diminui é o resultado de poucos traders vendendo já que a grande maioria acredita que os preços irão subir mais, e mantém suas posições compradas. O volume pode indicar quando uma tendência esta chegando ao fim, isso quando:
·         Os preços subirem e o volume diminuir
·         Os preços caírem e o volume aumentar
Quando os preços sobem com volume decrescente, é um sinal de que os traders e investidores que aceitam pagar mais caro pela ação ou contrato estão diminuindo. E quando os preços caem e o volume aumenta, indica que os vendedores são mais fortes e os traders profissionais estão considerando o mercado alto demais (sobrecomprado) e já estariam vendendo sua posições compradas lentamente, para não haver uma queda rápida e não assustar os traders amadores que continuam acreditando na alta, e assim terem pra quem vender sem minguar os lucros. O volume é um reflexo do humor dos traders. Porem o uso das médias que eu acredito que seja realmente útil e em rompimentos de suportes e resistência. No dia 15 de novembro eu comentei sobre suporte e resistência. Uma maneira de confimar um rompimento de um suporte ou de uma resistência é quando no momento do rompimento há aumento no volume.
clique sobre a imagem





O volume com barras verdes assim como os candles representa o dia com fechamento em alta e as barras em vermelho representam os fechamentos em baixa. A linha vermelha que cruza as barras é uma média do volume dos últimos 20 dias.
Observem que na região dos 22,74 houve um suporte onde os preços não conseguiam romper. No dia que houve o rompimento observem o volume. Isso significa que os vendedores estavam muito fortes, e os compradores começaram a vender, gerando um volume negativo muito alto. É importante salientar que em muitos casos onde há rompimentos de suporte e resistência os preços não seguem imediatamente na direção do rompimento. Quando há esse recuo nos preços após o rompimento é denominado pull-back pelos traders.
Veja abaixo outro exemplo 
 
Após o rompimento da LTB (linha de tendência de baixa) o volume foi maior que pelo menos os últimos 20 dias.

Obrigado pela visita e até a próxima.




0 comentários:

Postar um comentário