7 de fev. de 2011

Códigos do Mercado


Uma das preocupação dos iniciantes é quanto aos códigos do mercado. Por exemplo
Se você procurar na Bovespa pela cotação (valor do ativo) de uma ação, você não verá o nome da empresa, mas sim um código que cada ativo possue. Se você deseja negociar ações, é necessário você conhecer os códigos dos papéis que você deseja acompanhar.
Os principais ativos que serão negociados por quem está começando no mercado são os terminados em 5, 4 ou em 3. Os terminados em 4, e as vezes 5 representam as ações PN que são as preferenciais e dão direito a dividendos. (EX: PETR4, preferenciais da Petrobrás). Já as terminadas em 3 são às ON, ou ordinárias, que dão direito a voto. (EX: VIVO3, ordinárias da VIVO).As letras representam a empresa, e o numero diz se a ação é preferencial ou ordinária.      
Mas há também empresas que aparece com o código 11 no final que são o caso das UNIT’S.                                                       
O que significa?
Por exemplo: SULA11 significa que as letras SULA simbolizam que as ações são da empresa SUL AMERICA, e quer dizer que cada ação SULA11 possui 1 ação ON + 2 ações PN. Assim como ocorre com a ação da SUL AMERICA, o termo unit (UNT) é utilizado para dar liquidez a algumas ações e pontuado com o numeral 11 que é uma ação que tem a combinação PN e ON.
Os ativos são negociados no mercado a vista em lotes padrões, que na maioria das vezes são de 100 ações por vez. O lote é como uma caixa de leite que possui várias caixinhas dentro. Por exemplo, a caixa possui 12 caixinhas de 1 litro, ou seja, cada litro é uma ação, e a caixa com as 12 caixinhas de 1 litro seria o lote padrão. Mas se você quiser comprar apenas 5 litros, você estará comprando no que é chamado de mercado fracionário. Caso se queira negociar menos pepéis que o lote padrão, devemos usar a representação F no final. Vamos supor que você queira negociar ações da TELEMAR representada pelo código TMAR5, e cada ação esta sendo negociada a R$ 49,60. Nesse caso um lote padrão com 100 ações TMAR5 daria R$ 4.960,00. Supondo que você não tivesse esse valor, você poderia comprar uma quantidade menor que 100. E no momento da compra seria acrescentado o F no final que ficaria assim> TMAR5F.
No Home broker (onde você compra e vende ações online) há alguns códigos que confunde muitos iniciantes no mercado.
Veja a imagem do home-broker do simulador da Bovespa. (clique sobre a imagem)
 Da esquerda para direita e de cima para baixo, há a opção compra e venda, e se você for comprar basta clicar em compra, e se for vender deverá clicar em venda (extremamente complicado não é?) abaixo você terá o campo onde deverá ser inserido o código da empresa que no caso eu coloquei o código da VALE DO RIO DOCE, a quantidade de ações que você pretende comprar e o valor que você quer pagar ou vender a ação. No campo valor total e quantidade disponível o sistema preenche automaticamente e abaixo você escolhe o tipo de validade, veja a explicação >tipos de ordem
No campo Ofertas, é onde ficam os pedidos de ordem de compra e venda de um determinado ativo. Se você fosse comprar ações da empresa Rossi Residencial, você teria que digitar o código RSID3, e no book de oferta, você teria as melhores ofertas feitas pelos investidores. Observe que aparece a ordem enviadas por corretoras diferente onde esta a abreviação corr. Se você envia uma ordem de compra, você também verá as ordem dos clientes de outras corretoras. 
No campo de oferta compra, são as quantidades e o valor que cada investidor está disposto a pagar pela ação. E ao lado o valor e a quantidade que cada investidor esta querendo vender. Se um investidor quer comprar mais de 1000 ações, irá aparecer na quantidade a letra K. Se algum investidor colocar uma ordem de 1500 ações da Petrobras, por exemplo, no campo quantidade irá aparecer 1.5 K. Se fosse 9.600 ações iria aparecer 9.6 K. Agora se um mega investidor enviasse uma ordem de 1 milhão de ações, no campo quantidade iria aparecer 1M. Se fosse 1 mihão e 500 mil ações, apareceria como 1.5M.                                                                                                                         
No campo cotação rápida, as informações são simples, você insere o código de ação e você terá o valor atual do papel. O volume negociado (valor total negociado naquela ação). O número de negócios. O valor de abertura, fechamento. O valor mínimo e máximo que a ação fez no dia. E a valorização ou desvalorização da semana, mês e ano do ativo.
No campo resumo do mercado, há o ranking das maiores altas e baixas do dia.
Cada home-broker é diferente do outro, e é como dirigir um carro. Cada carro tem sua peculiaridade, mas a embreagem, freio e acelerador têm igual utilidade, independente do carro. Alguns possuem mais recursos do que outros, mas a essência é igual para todos.
Obrigado e até a próxima

0 comentários:

Postar um comentário