25 de nov. de 2010

Tipos de ordem parte I


Uma coisa interessante que eu quero compartilhar hoje é a importância de observar o comportamento de outros traders. Eu nunca visitei fóruns de debates do mercado com a intenção de pegar sugestões de qual ação comprar ou de quando entrar ou sair do mercado, mas o real motivo era para observar o comportamento de outros traders. Em alguns dos seminários que eu assisti, eu escutei pessoas pedindo sugestão do tipo ‘’ Ontem eu entrei no mercado x e hoje esta caindo 3% o que eu deveria fazer? Eu só assistia a esses seminários para poder ouvir esse tipo de pergunta, e me certificar de que eu nunca iria ser igual. É incrível o tanto que nós podemos aprender com quem sabe o que faz, como com quem não tem idéia do que está fazendo. E eu pergunto por qual motivo pessoas que fazem esse tipo de pergunta entram em um mercado?  Se eu não sei por que eu estou entrando, obviamente eu não vou saber quando sair, pois eu nunca compro ou vendo nada sem antes me certificar do motivo da entrada. É extremamente importante saber o momento de sair antes mesmo de entrar.  
Estratégia
Estratégia é o cérebro da operação, você tem que imaginar todas as possibilidades que possa ocorrer após sua entrada e traçar um plano, tanto para diminuir seu risco, como para proteger seus lucros.  Você não pode mudar o que o mercado faz, de nada irá adiantar você ’torcer’ para o mercado parar de cair ou subir, nós não podemos controlar o vento, mas podemos ajustar as velas. O que pode e deve ser feito por todos os traders, é saber o que fazer quando uma determinada coisa acontecer. Para isso existem ferramentas que nos ajudam nessa função.
Tipo de ordens
As plataformas de negociação conhecidas como Home Broker têm tipos diferentes de executar uma ordem de compra ou venda. Por exemplo uma ação da empresa X estava sendo negociada á 19,00 um dia atrás e hoje está em 20,00. Através da sua análise e sua estratégia de entrada você aguarda para comprar ações dessa empresa, mas seu método de entrar no mercado só geraria uma confirmação de compra se os preços atingissem 20,50. Você não precisa ficar na frente do gráfico ou das cotações esperando atingir esse preço, você simplesmente coloca o valor 20,50 em uma ordem chamada ’stop de compra’, e a compra só será executada se os preços atingirem os 20,50. Enquanto o valor da ação não chegar nesse preço a ordem fica pendente e você tem a opção de dizer até quando você quer permanecer com esse stop de compra com as opções –
hoje – cancela no fim do pregão (fim do dia)
até cancelar - a ordem fica pendente até você decidir cancelar ou ser executada.
Até o dia – você estipula até qual dia você quer deixar a ordem pendente.
Tudo ou nada - A ordem só será executada quando houver alguma oferta de venda no preço e na quantidade de ações estipulado por você em Preço da Ordem e Quantidade (ou Valor Total), respectivamente.
Executa ou Cancela: Com esta opção, a ordem não fica "programada". Ela vale apenas para o momento em que é colocada, ou seja, é executada caso haja naquele momento alguma oferta de venda que atenda aos parâmetros estipulados.
Stop
Se caso a ordem for executada, você precisa estipular o quanto você pode perder nessa operação, (gerenciamento de risco) e para isso você usa a ordem de ‘stop’.
Por exemplo, sua ordem foi executada em 20,50 e pelo seu calculo de risco e pela sua estratégia você coloca uma ordem de stop em 19,50, se os preços caírem para 19,50 será executado uma ordem de venda e você estará fora do mercado.
No próximo post eu vou falar mais sobre ordens, especialmente no mercado de forex e futuro, gerenciamento de risco entre outros assuntos.

Obrigado pela visita e até a próxima!!

2 comentários:

Uau cara... é desse tipo de informação que eu sempre procurei, e nunca encontrei de forma clara na internet!

Mto obrigada! Ótimo blog, continue assim ;)

Postar um comentário