Hoje, saindo um pouco do quesito técnico quero comentar sobre os ingredientes de um bom trader.
Muitas pessoas cometem o erro de achar que o segredo de ganhar dinheiro no mercado de renda variável, é ter um bom sistema de negociação, ou seja, um sistema que mostra quando comprar e quando vender. Saber quando comprar e vender são apenas 25% do processo de conhecimento. Outros 25% são o gerenciamento de capital. Não saber gerenciar o risco nas operações é a mesma coisa de alguem que pula de avião sem paraquedas. Tendo esses dois quesitos o trader ainda não estaria preparado para negociar. O terceiro e mais importante fator, é a parte psicológica, que sozinha compõe 50% da receita.
Por que a parte psicológica é a mais importante?
Para responder eu vou comentar sobre um fato interessante. Se você pegar duas pessoas, e oferecer a mesma informação, dizer quando comprar e vender, oferecer os mesmo sistemas, na mesma corretora, após um ano uma estará com lucro e a outra com prejuízo.
Como?
Em minha opinião a resposta pode ser tirada da bíblia. São comuns na igreja os dizeres retirados da bíblia "Não julgueis, para que não sejais julgados”, embora essa informação seja passada a todos, não é facilmente praticada por todos, no mercado segue o mesmo raciocínio. Alguns seguem regras outros não, uma parte tem sucesso e outra não. Negociar mexe com o emocional, e a emoção distorce a razão. Tem pessoas que tem grande dificuldade em seguir regras. No mercado ou você controla a emoção ou ela irá te controlar. É uma questão de escolha, você prefere domar ou ser domado pela emoção? Se você não tem disciplina, a ultima coisa que você deveria ser é trader. Mas como 'quase' tudo na vida há uma solução, ter controle psicológico pode ser desenvolvido com o tempo. (com algumas dores é claro), e infelizmente Experiência é uma escola cara. Existem algumas formas de 'burlar' a parte emocional. Por exemplo:
Não use palavras como "eu tive uma perda", ou um "ganho", mas sim eu tive uma despesa ou tive uma remuneração, pode parecer que isso não faça nenhuma diferença, mas acredite fará. A palavra despesas não irá te afetar tanto emocionalmente, tanto palavras positivas como negativas geram reações no cérebro, o importante é você evitar o uso de palavras que mesmo inconscientemente irão te prejudicar, troque-a por alguma outra palavra que tenha menor impacto.
É importante não usar durante os trades a palavra dinheiro, mas sim pontos. A palavra dinheiro gera euforia e stress o que pode atrapalhar na hora de negociar. Portanto use somente palavras neutras.
Se você acha que isso é uma pura tolice, desconsidere essa parte do blog. Mas antes, eu gostaria que você fizesse uma observação. Você acha que as palavras ‘fraco’ ou ‘forte’ tem algum fundamento no seu comportamento ou de outras pessoas, você acha que essas palavras mudam o seu jeito de agir?
Peça para um amigo ou alguém esticar um braço, fechar os olhos e ficar pensando repetidamente fraco, fraco, fraco... Pegue o braço dessa pessoa e abaixe. Depois faça o mesmo, mas peça para a pessoa pensar repetidamente na palavra, forte, forte, forte... Perceba que você terá mais dificuldade em abaixar o braço quando a pessoa estiver pensando na palavra forte. Outra coisa que afeta o comportamento do trader é uma perda. Existem diversos trades que levam o fato de perder pelo lado pessoal. Após uma perda ele fará de tudo para recuperar e provar de que é capaz, e não espera pelo momento certo para fazer isso, e é nesse momento que ele é novamente deixado se levar pela emoção. Um dos maiores segredos em ter sucesso no mercado, é pensar em probabilidade, é impossível apenas ganhar, mas quem tem disciplina, sempre no final do mês esta com lucro. Porque não é uma ou algumas perdas que você deve deixar de negociar, o que o trader faz é escolher um método de negócio onde ele ganha mais do que perde. E como já comentado no segundo post, planejamento é tudo. Quem planeja, sabe o quanto pode perder, sabe passar por alguns dias ruins, e sabe administrar esses maus momentos, Por que a disciplina sempre traz bons frutos ao longo do caminho.