1 de fev. de 2011

PLANO DE INVESTIMENTO


Ao investir você não precisa ser um expert para obter vantagens em oportunidades reais. Mas, para investir com confiança, rentabilidade, sucesso e consistência e ser capaz de ter vantagens nas oportunidades, primeiro você precisa se certificar se todas as suas necessidades financeiras e responsabilidades estão reunidas.
Então, comece com:
• Reserve suficientes quantias para casos de emergência;
• Certifique-se que você está completamente seguro;
• Saia fora das dívidas e mantenha-se assim;
• Determine seu plano de tempo e
• Comece a investir com metas.

Igual a maioria das pessoas você sabe que precisa guardar e investir seu dinheiro, mas sem metas e objetivos claros e definidos é difícil saber como conseguir economizar mais rápido, o quanto o retorno do seu investimento é alto o suficiente e se o investimento é seguro o suficiente para confiar quando você precisar dele. Agora que você já leu como administrar suas finanças e como funciona o mercado financeiro e suas principais alternativas de investimento, vamos fazer um plano de investimento adequado ao seu perfil.
1 - Determine o tipo de investidor que você é: quais são suas metas e prazos para investir e principalmente, o que você sente sobre o risco.
2 - Decida como você irá dividir o dinheiro a ser investido: que porção do seu dinheiro será investida em ações, forex, mercado futuro, tesouro direto etc. Determine o quanto você precisa investir e como fazer esta divisão. Selecione cautelosamente e divida seus investimentos, assim você irá minimizar e dividir o risco.
3 - Siga seu plano de investimento: uma vez lançado seu plano de investimento e você tendo o seu portfólio (conjunto de todos os seus investimentos), certifique-se que ele reflete sua meta e continua trabalhando duramente para você.
4 - Monitore o progresso de seus investimentos: regularmente reveja seu portfólio para determinar que valores de seus investimentos estão aumentando ou caindo. Compare os retornos com investimentos similares e investigue todos os fatos. Veja onde, quando e porque mudanças são necessárias. Faça qualquer ajuste necessário em seu portfólio: mova seu dinheiro entre os investimentos que reflitam qualquer mudança na sua meta.
5 - Paciência é uma virtude: investimentos em renda fixa exige muita paciência para obter algum rendimento. Em renda variável é preciso paciência para o aprendizado. Aprenda a ter paciência e mantenha a disciplina.
6 - Sempre tenha fundos suficientes: mantenha dinheiro em uma conta de acesso rápido para eventuais emergências como reparos em sua casa, repentinas despesas médicas, etc. Isto parece óbvio para você mas saiba que o número de pessoas que faliram por não seguir esta simples regra é enorme.
7 - Escolha uma corretora de valores ou um banco em que você pode confiar.
Como já dito aqui no blog, a escolha da corretora é crucial no processo de um trader. Gastar um tempo pesquisando qual corretora se adequada as suas necessidades é fundamental.

Obrigado e até a próxima

2 comentários:

Eu particularmente acredito que definir o período de tempo e as metas representam o momento mais complicado na hora de tomar uma decisão de investimento, pois há muitas dúvidas em relação a esses dois fatores. Quando ainda se está na faculdade, com o futuro profissional e financeiro ainda pouco definidos, tomar decisões de longo prazo podem ser complicadas, bem como definir o nível de risco do investimento tendo em vista o grau de retorno que se espera obter.

É realmente complicado esses fatores. Um dos precessos que eu considero necessários, são a escolha do perfil e o do capital disponível.
abraço

Postar um comentário