8 de fev. de 2011

Indicador TRIX


Quero apresentar mais um indicador, denominado TRIX (Triple Exponential) resultado de uma tripla média móvel exponencial.
Apenas para conhecimento segue sua fórmula:    
                                                                    
O Trix oscila entre um eixo zero, que serve como delimitador para indicar o início de uma nova tendência. Como dito, o oscilador é resultado da variação percentual de três médias móveis de um mesmo período, como mostra o cálculo:
Calcula-se a média móvel exponencial de n dias (MME1) com base no fechamento.
Calcula-se outra média móvel exponencial para o mesmo período utilizando a MME1 (MME2).
Calcula-se outra média móvel exponencial para o mesmo período utilizando a MME2 (MME3).    
Para finalizar, calcula-se a diferença percentual entre os preços de n em relação ao dia anterior (n-1), utilizando a MME3.
Como eu sempre comento não é necessário o cálculo manual para utilizar um indicador. É bom apenas para conhecermos a estrutura do indicador, pois os softwares fazem todo cálculo automaticamente.
Popular entre os analistas técnicos, o Trix pode ser encontrado na maioria das plataformas disponíveis no mercado. Uma vez plotado no gráfico, o trader tem a opção de escolher a forma na qual o oscilador será apresentado, sendo por uma linha ou histograma (como o indicador MACD)
O TRIX tem a propriedade de antecipar os movimentos, sendo que ficará mais fácil perceber isto nos tempos mais longos.
Isto quer dizer também que se o indicador da um sinal de venda no gráfico diário devemos ficar atento, mas a venda deverá acontecer mais para frente. Gerando um sinal de compra no gráfico semanal, nos diz que a compra “boa”  possivelmente será na semana que vem.
Ele gera sinal de compra ou venda através do cruzamento das linhas, no exemplo que eu vou mostrar as linhas tem cor azul e vermelha, sendo a vermelha uma média móvel (13 períodos), que é adicionada ao gráfico para facilitar a visualização nas inversões.

Veja o exemplo
 Quando a linha (AZUL) do TRIX cruza de cima para baixo a média (VERMELHA) gera um sinal de venda. Quando ocorre o cruzamento do TRIX de baixo para cima gera um sinal de compra. Antes de utilizar o TRIX como base de sua estratégia, é preciso definir ponto de saída, stops e tudo mais. Não comece a utilizar um indicar sem testá-lo antes.




Obrigado e até mais



0 comentários:

Postar um comentário