4 de fev. de 2011

A ESCOLHA DOS PAPÉIS (AÇÃO)


Hoje eu vou comentar especificamente sobre a escolha dos “papéis” para quem negocia ou quer negociar ações.
É muito comum o termo papel, e esse termo é herança do tempo em que não havia empresas de custódia e o investidor recebia títulos impressos em papel quando comprava ações na bolsa de valores. Outra palavra que é muito utilizada para descrever uma ação é o termo ativo, que denomina o conjunto de bens e direitos de uma pessoa física ou jurídica. As ações, como títulos que representam parte do capital de uma empresa e que dão direitos ao investidor, são consideradas ativos também.
É muito importante a escolha de qual ações o trader irá operar. Existem muitos ativos no mercado, mas nem todos são propícios para fazer negócio.

Escolha, os papéis de setores diferentes que tenham:

1 - Histórico dos mais procurados pelo mercado (mais de 100 negócios por dia);

2 - Alta volatilidade (que façam grandes movimentos);

3 - Que a diferença entre as ofertas de compra e venda seja normalmente pequena - Isso garante um STOP menos doloroso em caso de necessidade;

4 - Evite ao máximo papéis da moda apenas porque estão na moda;

5 - Escolhas empresas consistentes e sem más noticias (Multas, Greves), etc.

6 - Desconsidere empresas que vão ser privatizadas apenas porque serão privatizadas;

7 - Dê preferência a papéis cuja cotação esteja entre 2 e 50 reais. Os papéis cotados em centavos são muito perigosos, pois caem 2 centavos e você perde 30%. Já os cotados acima de 50 tendem a ter pouca liquidez; (salvo algumas empresas como AMBEV)

8 - Que tenham um histórico de serem as mais representativas de seus setores;

9 – Que tenham um histórico de volta das cotações nas quedas inesperadas em caso de crises mundiais (nada que envolva a empresa diretamente).

Você não tem a necessidade de acompanhar todas as cotações existentes em bolsa. Foque apenas em algumas, e que seja uma quantidade que não te faça perder o controle. Querer acompanhar o gráfico de muitas ações pode gerar um descontrole enorme sem contar o stress.

No próximo post eu vou comentar mais sobre o assunto.

Obrigado a todos e tenham um ótimo final de semana.

2 comentários:

Resumindo o que você falou, é basicamente manter o foco e o bom senso ao investir, principalmente no que se refere às empresas que se deve acompanhar (poucas para não enlouquecer, como vc disse ).

exatamente Aroldo...acompanhar muitas ações é pegar mais do que as mão podem segurar :)
abraço

Postar um comentário