3 de jan. de 2011

ONDAS DE ELLIOTT


Nesse 1º post do ano, eu vou comentar sobre as ondas de elliott.
O que são?
Pra que servem?
O que essa tal de ondas de elliott tem a ver com o mercado?
Para começarmos a se aprofundar no assunto vamos voltar na história, e conhecer um pouco sobre o desenvolvedor do tema. Ralph Nelson Elliott (1871-1948)

Elliot era contador, e aposentou em 1927 logo após ter contraído uma doença séria onde ficou em repouso na Califórnia pelos anos que lhe restavam. Durante esse período de repouso, desenvolveu sua teoria do comportamento do mercado. Elliot observou os ciclos da maré, e comparou os ritmos das ondas com as flutuações dos preços no mercado. Em 1946, dois anos antes da sua morte Elliott escreveu seu trabalho definitivo sobre sua pesquisa e o intitulou de “Segredo da lei da natureza do universo". Há três aspectos básicos em sua teoria.
Padrão, Relação e Tempo.
Elliot acreditou que o mercado segue um ritmo repetitivo de cinco ondas. As ondas um, três e cinco vão na direção da tendência principal, e as ondas dois e quatro são ondas que vão contra a tendência. Após a quinta onda a tendência termina e três ondas corretivas começam, formando uma estrutura chamada ABC. Após as cinco ondas e a formação ABC o ciclo termina, e o mercado esta pronto para iniciar um novo ciclo.


As ondas não seguem um ciclo perfeito como a figura acima.    


Elliot indicou que o seu estudo estava relacionado a uma base matemática conhecida como fibonnacci, assunto que será tratado no próximo post. Além de fibonacci, eu vou comentar mais sobre a utilização das ondas de Elliott, e como esses estudos podem ser utilizados na prática do mercado.

Obrigado.

0 comentários:

Postar um comentário