6 de jan. de 2011

Ondas de Elliott e fibonacci 4ª parte


No post anterior nos visualizamos as proporções de fibonacci na anatomia humana e no gráfico. E o que pode ser concluído sobre retração de fibonacci é:
  • Quando há um movimento de alta no mercado, e os preços começam a corrigir (retrair)
  • O foco passa a ser na correção, porque o que nós queremos saber é até quando os preços irão corrigir.
  • Através da ferramenta da retração de fibonacci, eu pego o inicio do movimento de alta até o topo (momento antes da correção)
  • Ao definir o inicio e o topo desse movimento, nós teremos uma amplitude que será multiplicada por 0 depois por 0.382 depois por 0.50 depois por 0.681 (proporção áurea e portanto o mais importante) e por 1.
Como já foi explicado, não é necessário efetuar o cálculo porque os gráficos já disponibilizam a ferramenta de fibonacci, que faz tudo automaticamente.
Observem o gráfico abaixo



Nó já vimos que a retração foi feita pegando a amplitude (como mostra a flecha) da parte mais baixa até o topo do movimento de alta. Após os preços caírem até a retração de 0.681 os preços respeitaram a retração e o movimento de alta seguiu.
Agora eu vou comentar sobre a retração em um movimento de baixa.
Veja o mesmo gráfico


Reparem que dentro da área selecionada, foi onde aconteceu a retração da alta do exemplo anterior. Agora eu posso traçar uma retração desse movimento de alta, pra tentar indentificar outro momento em que os preços irão corrigir.
Veja no exemplo abaixo para ficar mais claro



O que eu fiz foi pegar o topo onde começou a correção até o fundo desse movimento de baixa e tracei uma retração. E observem que incrível os preços corrigiram na retração de 0.618, voltando em seguida a retração de 0.382, seguindo enfim o movimento prévio de alta.
A conclusão é de que o mercado sempre está corrigindo o movimento prévio, salvo os caso onde os preços fazem topo histórico (maior alta) ou fundo histórico (maior baixa).
Para otmizar tempo e contéudo, eu vou falar sobre exensão de fibonacci no próximo post, encerrando o tema.
Obrigado pela visita.





0 comentários:

Postar um comentário