5 de jan. de 2011

Ondas de Elliott e fibonacci 3ª parte


Hoje vamos dar sequência no tema das ondas de elliott juntamente com as proporções de fibonacci. Eu comentei da importância dessas proporções. Mas se até esse momento você não conseguiu entender o porquê essa sequência tem haver com o mercado. Eu já explico. E te peço um pouco de Calma, o blog não tomou outro sentido, ainda estamos falando do mercado financeiro. Você não está lendo um blog sobre anatomia humana, nem sobre aula de matemática avançada. Mas se você ainda não conhece sobre a proporção de fibonacci, veja que interessante.

Nós vimos que 1.618 e 0.618 são proporções de fibonacci e também são chamado de proporção áurea, número de ouro, número divino, número de Deus entre outros.
Se você calcular a distância entre o canto do olho esquerdo até a ponta do olho direito, você terá duas proporções de fibonacci. 0.618 (traço branco) e 0.618 que é a distância entre os dois olhos (1.618) (traço vermelho)

As estruturas dos ossos seguem a proporção de fibonacci


O rosto de uma pessoa segue proporções de fibonacci

A sequência também ‘’aparece’’ nos dentes

E em muitas outras coisas, como em plantas, música, animais e etc... Agora vamos ao que interessa.
·         O mercado são fenômenos de expansão e contração dos preços.
·         O ritmo dessas contrações e expansões parece seguir proporções áureas (ciclos de fibonacci)
·         Quando o mercado expande, a proporção chave é 1.618 (extensões)
·         Quando o mercado contraí, a proporção chave é 0.618 (retrações)
Elliot se perguntou se fibonacci funcionava nos preços, e foi comprovado que a proporção também é afetada na percepção humana, ou seja, os sentimentos humanos seguem padrões de fibonacci. E o mercado é o resultado desse sentimento humano.
Eu quero comentar sobre as retrações de fibonacci, onde o número chave é 0.618.
·         São aplicadas todas as vezes que o mercado retrai (corrige) um movimento prévio.
·         São aplicadas em cima do movimento que está sendo retraído (corrigido) e são utilizados as seguintes retrações:

Ø  0.000 (zero retração)
Ø  0.382 (retração mínima)
Ø  0.500 (pouca importância)*
Ø  0.618 (retração chave)
Ø  1.000 (retração máxima)

 *(vem da relação 2 para 1 no inicio da sequência de fibonacci, porém essa proporção não tem tanta importância no mercado brasileiro. No mercado americano essa proporção é bastante utilizada)
Cada retração é como uma zona de suporte ou resistência no movimento dos preços
Se está tudo muito confuso, nada como um gráfico para esclarecer as coisas.





Imagine o seguinte, dentro da área demarcada no gráfico houve um movimento de alta. E em seguida uma retração (correção) desse movimento (até onde termina a demarcação). A pergunta é, Após o movimento de alta,imaginem que nós estivéssemos vendo apenas o quadrado demarcado, nós saberíamos dizer  até quando os preços iriam corrigir? Foi essa a pergunta que Elliott fez. Após definir sua tese de que o mercado se movimenta em ciclos de ondas, ele procurou ir mais fundo e entender o quanto essas ondas de correção poderiam chegar antes do movimento de alta retomar.
Então pela retração de fibonacci, eu vou pegar o topo desse movimento de alta e o ponto onde se iniciou o movimento de alta. (na parte de baixo do quadrado e na parte de cima do quadrado) Então o topo menos o fundo eu vou ter uma amplitude. Essa amplitude eu vou multiplicar por 0, depois por 0.382, depois por 0.50, depois por 0.618, depois por 1. Pra cada resultado que eu chegar eu vou encontrar um valor na escala de preços do gráfico e vou desenhar uma linha horizontal
Veja como irá ficar no gráfico abaixo






As retrações aparecem no gráfico como números inteiros e em porcentagem. Vemos a retração 0, depois a 0,382 que aparece como 38,20 a retração 0.50 aparece como 50,00, a retração chave 0.618 aparece como 61,80 e 1 que aparece como 100. Nesse gráfico esta aparecendo como % porque a referencia é 1 então 0,382 é 38,20% de 1, mas isso é um mero detalhe. Se você não entendeu muita coisa, não se preocupe porque os gráficos tem a ferramenta fibonacci que faz tudo pra você. Você só precisa clicar no ponto em que quer traçar a retração, e as linhas irão automaticamente aparecer no seu gráfico.Reparem onde os preços corrigiram, ou seja, os preços pararam de cair exatamente na retração de 0.618 e em seguida o movimento de alta continou.
Então nós temos a seguinte situação, Quando há um movimento de alta, eu sei que o mercado tem que corrigir, e assim como eu já comentei aqui no blog, o mercado não sobe de uma vez, e Elliott sabendo disso, incrementou o uso de fibonacci nos seus estudos. Então nós sabemos que para ocorrer um ciclo de alta (ou tendência de alta), o gráfico irá fazer topos e fundos ascendentes. Após um movimento de alta, o mercado começa fazer uma correção (ou retração), e é nesse momento que eu vou traçar a retração. Os preços precisam cair pelo menos até a retração de 0,382 para configurar uma correção.
Quando os preços caem até 0,382 e continuam subindo, é um sinal de que a tendência é muito forte, mas se o preço cair abaixo de 0,382 é bem provável que chegará na retração de 0,618.
A retração de 0,50 não tem significado no mercado brasileiro, os preços simplesmente não respeitam essa retração. Agora quando os preços recuam até a retração de 0,618 é MUITO provável que a correção chegará ao fim e o movimento de alta irá continuar.
E se cair? Se a correção ultrapassar a retração de 0,618 é um sinal de que haverá 100% de correção do movimento de alta. Esses fatos não acontecem todas às vezes, mas na grande maioria o mercado movimenta dessa forma. Essas retrações funcionam como suporte e resistência e vale a pena o estudo dessa ferramenta.
No próximo post eu vou comentar um pouco mais sobre retração e vou comentar também sobre expansão de fibonacci.
Muito obrigado e até a próxima.




0 comentários:

Postar um comentário