19 de jan. de 2011

Gaps 2ª parte


No post passado nós vimos as principais causa da formação de um Gap, e hoje eu vou comentar sobre os tipos de Gap e como tirar proveito deles.
Há 4 tipos de gaps-
Gap de área ou comum- Ocorrem dentro de áreas de consolidação e não tem nenhum significado especial.
(clique sobre as imagens para uma melhor visualização)





Gap de fuga ou de corte – O gap de fuga ocorre no rompimento da resistência ou suporte.
 Observem que havia um suporte, e o gap rompeu esse suporte. Quando isso ocorre, as probabilidades são enormes de que ocorrerá um grande movimento na direção do gap.




Veja outro exemplo
 Os gaps de fuga podem gerar grandes oportunidades. Quando maior o suporte ou a resistência, mais convicente será que é realmente um gap de fuga, e o aumento de volume também confirma o sinal.




Obs: Há outra maneira de utilizar o Gap de fuga, porém é mais complicado e eu achei conveniente mostrar apenas essa forma que é simples e eficiente.
Gaps de medida ou continuação – O gap de  continuação é semelhante ao gap de fuga, mas ocorre dentro de uma tendência já definida, indicando força da tendência vigente.
 Há uma maneira de projetar o quanto os preços podem subir após a formação de um gap de continuação. Para isso é preciso que nós pegamos o inicio do movimento de alta até o momento que ocorreu o gap. E projetar essa mesma distancia na direção do gap. Observem que no primeiro gap os preços corrigiram, mas rapidamente o ativo seguiu em seu movimento de alta não gerando um gap de exaustão que será o próximo exemplo.





Gap de exaustão: É um gap que sinaliza o fim de uma tendência. Geralmente surge quando o mercado esta sobrecomprado ou sobrevendido. Esse gap pode ser confirmado por um candle de reversão e pelo IFR que indique sobrecomprado ou vendido.
Observem que após um movimento de baixa houve um gap seguido por um candle de reversão.




Veja outro exemplo
 Observem que não ocorreu um candle de reversão mas o IFR nos ajudou a indentificar que os preços estavam sobrevendido.

Obrigado pela visita e até a próxima.






0 comentários:

Postar um comentário