21 de jan. de 2011

Figuras formadas no gráfico


Não muito utilizadas pelos traders, as figuras que se formam nos gráficos são padrões que podem indicar uma probabilidade dos preços seguirem uma direção. Há dezenas de padrões que formam determinadas figuras, mas eu vou apresentar apenas as mais conhecidas.
Ombro-cabeça-ombro (OCO) e Ombro-cabeça-ombro invertido (OCOI)
OCO e OCOI são padrões de reversão. O OCO é um padrão que ocorre após uma tendência de alta. 
Observem que os preços fazem uma onda de alta (ombro da esquerda) e corrigem até um determinado ponto (linha do pescoço) e volta a subir em um ponto mais alto (cabeça) Até esse momento o ativo esta no que chamamos de tendência de alta, pois esta fazendo topos e fundos ascendentes. A partir desse ponto os preços caem novamente até a região da ultima correção, caracterizando um suporte. Os preços voltam subir (2º ombro), porem não conseguem  romper o topo anterior (cabeça), e caem rompendo o suporte (linha do pescoço) O momento do rompimento é um sinal de entrada de venda. E esse padrão gera uma projeção do quanto os preços podem cair. E para sebermos qual será essa projeção, nós medimos da linha do pescoço até o topo da cabeça, e o tamanho dessa amplitude é a projeção de queda que os preços podem fazer a partir do rompimento da linha do pescoço. A linha do pescoço não precisa necessáriamente ser horizontal.
Veja abaixo um exemplo em um gráfico real





O OCI é o inverso do OCO. Representa uma inversão da tendência de baixa  para uma tendência de alta.





Veja  o exemplo no gráfico





Após o rompimento da linha do pescoço é uma indicação que os preços irão subir, e a alta será mais ou menos do tamanho da amplitude da linha do pescoço até o inicio da cabeça.
Próximo post eu mostrarei mais exemplos de figuras nos gráficos
Muito obrigado pela visita












0 comentários:

Postar um comentário