26 de jan. de 2011

Divergência no IFR


Umas das maneiras de utilizar alguns indicadores são pelas divergências que ocorrem entre os preços e o indicador. Hoje eu vou mostrar as divergências que ocorrem no indicador IFR.
Como ocorrem essas divergências? Imagine que os preços de uma determinada ação faz um topo, e após corrigir faz outro topo ainda maior. Os movimentos dos preços geralmente são acompanhado pelos movimentos do IFR, mas nem sempre acontece esse sincronismo.
Por exemplo no momento em que os preços fazem 2 topos ascendentes, o IFR  faz dois topos descendentes.
Veja o exemplo abaixo (clique sobre a imagem).
 Observem que do inicio de 2009 até a metade de outubro os preços e o indicador fizeram movimento sincronizados. Á partir da metade de outubro, os preços fizeram novos topo ascendentes, enquanto o IFR mostrou uma divergência de baixa. Quando ocorrem divergência de baixa é um sinal que o movimento de alta esta acabando, e que uma queda esta por vir.




Veja outro exemplo





Agora nós temos uma situação ao inverso, onde os preços fizeram topos descendentes e o IFR fez topos ascendente. Quando ocorre essa divergência de alta, é um sinal que a queda dos preços esta acabando, e que um movimento de alta é o mais provável.
Obrigado pela sua vista!







0 comentários:

Postar um comentário