13 de jan. de 2011

Como se tornar um trader?

Após uma ausência de alguns dias, o blog volta com um assunto pedido pelo leitor Douglas, sobre “como se tornar um trader”? . Como por exemplo deixar um emprego para negociar em tempo integral.
Primeiro é necessário saber o que você espera obter negociando em renda variável
Há 3 possibilidades,
1.       Ter um rendimento melhor do que a poupança.
2.       Ter uma renda extra todos os meses.
3.        Viver apenas do mercado financeiro.
O que você acha que significa negociar no mercado? Qual sua definição em se tornar um trader?

Minha definição para trader é liberdade. É ser meu próprio chefe, é tirar folga e férias quando eu quiser, entre muitas outras coisas.
Conheço muita gente que não se sente seguro em trabalhar em casa, porque geralmente estão á procura de trabalho estável e não acham que trabalhar em casa irá garantir o dinheiro todo final do mês. Minha intenção não é mudar a opinião de ninguem, mas expor aqui minha visão sobre ter um emprego, e um negócio próprio.
Eu te pergunto, se você fazer algo que irá aumentar o lucro de onde você trabalha, quem será o primeiro a se beneficiar?
 
1ª alternativa - você (  )
2ª alternativa - o setor onde você trabalha (  )
3ª alternativa - a empresa inteira (  )
4ª alternativa - presidente, diretores, acionistas (  )

Eu escolho a alternativa 4, e você? Eu acho que existem sim empresas que valorizam e investem nos funcionários, mas se colocarmos em números eu acredito que representam 1% ou menos.

Agora se você trabalha por conta própria e obtêm lucros maiores, quem irá se beneficiar?
Eu não acho que pedir as contas, largar tudo e começar um negócio próprio (incluindo o de negociar no mercado financeiro) seja viável se não houver um planejamento. Acredite se você abandonar o seu emprego sem ter um planejamento você estará criando sua própria forca. Antes de tudo você terá que definir os motivos que estão te levando querer trabalhar por conta própria, Se for pela liberdade, pelo conforto de trabalhar na sua casa ou no local que você escolher, por não gostar do seu chefe te pressionando..As razões quaisquer que se sejam deverão significar muito pra você , pois esses motivos que irão te fazer seguir em frente e não desistir nos momentos difíceis.
Ha muitas pessoas que adoram o que fazem, e sentem felizes com seus empregos, mas a grande maioria é infeliz com seus salários e não se sentem animadas em acordar cedo para ir trabalhar e executar uma função que não gostam.
Como eu já comentei aqui no blog há 3 modalidades de operar no mercado:

Ø  Position trader
Ø  Swing trader
Ø  Day trader

Position é a operação que eu considero a mais tranqüila dentre as três. É necessário ter muita paciência, pois são operações que podem durar meses. O acompanhamento pode ser feito a noite e não é preciso mais do que 5 minutos diário, ou seja, qualquer pessoa pode fazer operações de position sem comprometer o dia de trabalho (seu emprego).
Swing trader – Exige um pouco mais de disciplina, e o acompanhamento deverá ser feito todos os dias. Não chega a comprometer o horário de trabalho, mas é importante ter um acompanhamento mais próximo. Existem estratégias que você coloca o stop e a target e não precisa de acompanhamento, até que umas das ordens sejam atingidas. Existem estratégias de swing que precisam de uma atenção maior, portanto são fatores que é preciso considerar.
Day traders
- Exige extrema disciplina. É preciso fazer um acompanhamento “constante” do mercado. E não é indicado para iniciantes.
Qual modalidade é a melhor? Não há resposta para essa pergunta? Cada trader se adapta em um tipo de modalidade, ou mais de uma, e todas tem os prós e contras.
No próximo post eu vou comentar sobre os prós e contra de cada modalidade, e sobre o processo necessário, para se tornar um trader profissional.
Obrigado e até a próxima


0 comentários:

Postar um comentário