14 de jan. de 2011

Como se tornar um trader parte 2

Hoje eu vou comentar sobre o processo necessário para se tornar um trader em tempo integral.
1º passo- Escolher uma estratégia de negociação, e treinar em simuladores, seja de ações: http://www.simulacaobmfbovespa.com.br/
Mercado futuro:
http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/simuladores/simuladore. aspx?idioma=pt-br
 Ou forex:
2º passo -  Não utilize o capital próprio, até obter alguma experiência. Crie regras como se o dinheiro do simulador fosse realmente real. E estipule um limite máximo de risco para cada operação. Copie o gráfico (print screen) no momento de uma compra, e descreva o motivo da sua entrada. No momento da venda, faça o mesmo, e descreva o motivo da saída. Isso se chama diário do trader. Crie uma planilha e coloque os seus resultados.
3º passo - Após alguns meses de treinamento, avalie o seu desempenho. Faça apenas operações de position e swing trader. Se você não obteve um bom rendimento, continue aprendendo e treinando. Se você obter um bom rendimento (você que deverá saber,  que rendimento você considera bom) você irá começar negociar com o seu dinheiro, porém deverá ser uma quantia bem pequena. O objetivo inicial não é obter grandes lucros, mas sentir como é negociar com o próprio dinheiro, fator que irá envolver a parte emocional, e o emocional não tem como ser praticado em simulador. Treinar ou jogar video game é uma coisa, ir para o jogo valendo o campeonato é outra.
4º passo – Após algum tempo negociando com um pequeno valor do seu capital, você fará uma nova avaliação do seu desempenho. Se não estiver bom, continue negociando com uma quantia pequena, e que se caso você perder não irá fazer falta. Considere esse dinheiro uma cobaia para o seu aprendizado. Se o rendimento estiver bom, você irá aumentar a quantia nas operações. Esse aumento deverá ser devagar, e nunca se esqueça de estipular um risco máximo que você esta disposto a perder em cada operação. Traders iniciantes focalizam apenas nos lucros e quando o mercado caminha contra, as perdas são enormes. Traders profissionais focalizam nas perdas, pois os profissionais pensam sempre em probabilidade e após algumas operações o saldo é quase sempre positivo, pois as perdas são pequenas e os lucros superam as perdas. Nunca se esqueça disso.
5º passo- Se você tiver interesse em fazer Day-trade, treine no simulador e faça o mesmo processo explicado anteriormente. 
 Não tem como definir um tempo necessário para um trader se tornar experiente o bastante para viver apenas das operações no mercado. Isso varia de pessoa para pessoa. Só Você poderá saber se você tem experiência e conhecimento necessário para ser trader em tempo integral.
6º Passo- Você irá avaliar o capital disponível para negociar, se o seu capital é suficiente, e além do montante que você irá usar para negociar, que eu chamo de capital de giro, você deverá ter uma reserva, um valor separado da sua conta de negociação, e que deverá ser usado exclusivamente como reserva. Poderá ficar na poupança ou em outro investimento de renda fixa. Imagine um lucro mensal (baseado nos rendimentos que você obteve). O valor da reserva deverá ser pelo menos seis vezes maior que o valor que você imaginou como lucro mensal.
Esse é um pequeno planejamento do processo de se tornar um trader profissional. Há muito mais o que planejar, mas é um assunto muito extenso e será comentado outro dia.
As diferenças das modalidades operacionais, ficarão para o próximo post.
Obrigado pela visita!


0 comentários:

Postar um comentário