É comum escutarmos “especialistas” dizendo compre na baixa e venda na alta. Na minha opinião quem diz isso não sabe muita coisa sobre negociação. Milhões e milhões de reais, dólares, e tudo que você imagina foram perdidos por pessoas que compraram ações, moeda ou futuros porque pareciam baratos, ou venderam porque pareciam caros. Se você comprar uma ação por que acha que esta barata você estará negociando por intuição, e intuição já faliu muita gente no mercado financeiro. Você pode usar a intuição em qualquer coisa desde que não seja em renda variável. Outro termo bastante comentado é “A tendência é sua amiga” se você não souber como definir uma tendência esse comentário se torna inútil.
No mercado há uma constante disputa de forças entre compradores e vendedores, e costuma-se comparar essa disputa de forças a uma luta entre dois animais. Touro (Bull) e urso (bear). Durante o ataque, os touros jogam seu oponente para cima com seus chifres. Da mesma forma podemos dizer que os compradores quando estão mais fortes, jogam os preços para cima. Já o urso, ao atacar, usa as pastas para derrubar seus adversários, e dessa forma os vendedores são denominados ursos já que quando há uma força maior pelos vendedores os preços são jogados para baixo.
E como definir quem esta mais forte?
A maneira mais utilizadas são pelas médias móveis. Existem tendências de curto, médio e longo prazo.
clique sobre a imagem
clique sobre a imagem
Para definir uma tendência de curto prazo eu utilizo uma média móvel exponencial de 10 períodos (verde). Essa média reflete os acontecimentos recentes dos preços. A média móvel exponencial de 50 períodos (preta) reflete os acontecimentos no médio prazo. Para definir uma tendência no longo prazo, eu utilizo uma média exponencial de 200 períodos (vermelha). No próximo post eu vou mostrar outras definições de tendência.
Obrigado e até mais!
0 comentários:
Postar um comentário