As bandas de Bollinger é uma ferramenta de análise técnica criada por John Bollinger no início dos anos 80. As bandas de Bollinger são constituídas por um conjunto de três linhas desenhadas em relação aos preços. Elas são traçadas a partir de uma determinada distância de uma média móvel, que servem como base para as bandas inferiores e superiores. As bandas de bollinger geralmente são usadas para definir volatilidade (o quanto os preços se movimentam), se as bandas estão muito estreitas, é um sinal de que há pouco movimento dos preços e quanto maior for a distancia entre a banda superior e inferior maior será a volatilidade.
Clique sobre a imagem
Para quem não conhece essa ferramenta parece ser um pouco complicado de entender, Mas não é tão complicado assim e pode ser interpretado de formas muito simples. Uma das formas de utilizar esse indicador é quando há um estreitamento das bandas seguido de uma expansão das bandas.
Observem nos últimos candles o quanto as bandas ficaram próximas. Esse padrão dos preços ‘’não irem há lugar algum’’ é chamado de consolidação na análise técnica. Geralmente quando ocorre consolidação significa que o mercado esta acumulando força para seguir um grande movimento, que pode ser tanto de alta como de baixa. Então é um processo de acumulação (acumulando força pra seguir uma direção) e depois distribuição (distribuindo a força acumulada).
Após a acumulação há um momento que as bandas ‘abrem’ e se expande, geralmente quando há uma consolidação as bandas automaticamente ficam bem próximas e após a expansão ocorre à distribuição dos preços.
Em outro post eu vou comentar mais sobre essa ferramenta.
Até a próxima e obrigado!
0 comentários:
Postar um comentário