9 de dez. de 2010

ADX


Nos últimos dois post o assunto foi sobre como definir uma tendência. O problema é que não sabemos se a tendência está no fim ou não. Um indicador (o meu preferido) é o ADX – avarage directional índex (índice de movimento direcional) desenvolvido por J. Welles Wilder, o mesmo criador do SAR e do RSI. Uma das funções do ADX é medir a força de uma tendência, é pode ser útil para nós identificarmos se a tendência esta forte ou perdendo força. Os componentes do indicador são três linhas adx / + di / -di .  
Como interpretar?
A linha adx consiste em uma média das outras duas linhas +di /–di de um determinado período. Ele é calculado de maneira que oscila entre 0 e 100. Se o adx estiver abaixo de 25 por exemplo nós interpretamos com uma tendência indefinida, ou pode significar que o ativo (o que você estiver analisando) esta ganhando força para iniciar uma tendência. Se o adx estiver acima de 25, nós interpretamos que o ativo está em uma forte tendência, quanto maior estiver de 25 mais forte é a indicação de força de uma tendência. Quanto às linhas +di e –di servem para definir em qual direção o ativo esta com força. Se o +di estiver acima do –di significa alta nos preços. Se o –di estiver acima do +di significa baixa nos preços.
Clique sobre a imagem 

A linha azul é representada pelo ADX, a verde pelo +di, e a vermelha pelo –di. As cores são conforme minha preferência, porque geralmente os gráficos não vêm com essas cores, se você for analisar esse indicador preste atenção em quais são as cores de cada um pra você não se confundir. A linha horizontal preta, é onde eu demarquei em 25 na escala que como eu comentei anteriormente vai de 0 a 100. Abaixo dos 25 a tendência é indefinida, quando a linha do ADX supera os 25, pode significar (eu disse pode) uma forte tendência. A linha verde +di esta acima da vermelha –di e significa que a força dos preços é de alta. Fica aqui a apresentação de uma das funcões desse ótimo indicador.

Obrigado a até a próximo

0 comentários:

Postar um comentário