25 de nov. de 2010

Tipos de ordem parte II


Nos post passado eu comentei sobre alguns tipos de ordem, inclusive do stop que é uma ferramenta que nos ajuda a controlar as perdas, e estipular o quanto estamos dispostos a perder, e dando continuidade no assunto, eu quero comentar sobre a seguinte questão,
Quando você entra em um determinado ativo (ação, moeda etc) e os preços seguem em seu favor, você sabe a hora de sair?
Existem traders que operam já algum tempo e que não sabem responder essa questão. Como nós somos providos de sentimentos, há diversos fatores que atrapalham na tomada de decisão. Os inimigos principais do trader estão sempre incomodando sua mente. É inseparável da natureza humana ter esperanças e medo. Na especulação, quando o mercado vai contra você, você espera que a cada dia sejá o último - e perde mais do que deveria. E quando o mercado caminha da maneira como você havia imaginado, você fica tão amedrontado de perder seus lucros que no momento seguinte pega seus lucros e sai do mercado muito cedo. O medo lhe impede de ganhar tanto dinheiro quanto deveria. O trader de sucesso tem que lutar contra estes dois instintos profundamente enraizados. Tem que reverter o que se poderia chamar de impulsos naturais. O que os traders profissionais mais se preocupam é justamente com a saída do mercado, pois entrar é fácil, mas a verdadeira arte é saber o momento certo de sair.
Umas das coisas que eu acredito ser fundamental em todo processo de negociação é a estratégia, que tem que ser bem caracterizada, e você não deverá agir com o sentimento, mas sim com a lógica que mostra os gráficos. Antes de entrar em um mercado, você deverá analisar todas as possibilidade que possam ocorrer para não ser pego de surpresa, e após a entrada você não poderá mudar o que foi planejado antes, e não deverá cair na tentação de mudar. O que foi planejado antes deverá ser seguido à risca. Técnicas de saída será assunto em outros post e acredito ser extremamente útil pra quem está começando agora quanto para quem já opera.
Vamos supor que hoje você comprou um contrato de petróleo, e sua entrada foi em 80.55, o seu stop loss (parada de perda) ficou em 79.90, mas agora você precisa saber onde será sua target (alvo). Vamos dizer que pela sua estratégia você acredita que o preço do petróleo irá subir pelo menos até 82.00, assim como stop de compra explicado no ultimo post, você não precisa ficar esperando os preços chegarem em 82,00 para colocar uma ordem de venda. Para isso existem outros tipos de ordem pra te ajudar.
Tipos de ordem parte II
No mercado futuro e em forex, os nomes das ordens são em inglês, por exemplo, comprar aparece como BUY ou BID e vender aparece como SELL ou ASK.
(sell stop –Com o exemplo citado acima, é só você colocar um stop de venda em 82.00 e caso os preços alcançarem esse valor você estaria fora do mercado. Tendo que cancelar seu stop loss.
GTC - (Válida até ser cancelada): Uma ordem GTC permanece activa no mercado até que o operador a decida cancelar.
GFD (Válida para o dia): Uma ordem GFD permanece activa no mercado até ao final do dia de negociação. Como o mercado cambial é um mercado em permanente funcionamento, o final do dia tem de ser uma hora definida.
OCO - Uma OCO (ordem que cancela outra) é uma mistura de 2 ordens limitadas e/ou stop. Por exemplo você compra petróleo a 80.55, após sua entrada você insere uma a ordem OCO em 82.00 e 79.90 os 82.00 será caso o mercado vá a seu favor e 79.90 caso for contra, qual o mercador tocar primeiro a outra é cancelada automaticamente, sem você ter que fazer manualmente.
Coloquei exemplos de compra, mas o mesmo se aplica caso o trader queira efetuar uma venda descoberta.
Obrigado pela visita

0 comentários:

Postar um comentário