29 de nov. de 2010

SAR PARABÓLICO

Hoje eu vou dar continuidade ao quesito “proteção” tanto para o lucro como para o prejuízo nas operações.  Como já mencionado nos post anteriores a maior dificuldade de um trader é o momento da saída, pois exige estratégia, e um grande controle emocional. Suponhamos que nosso método de entrada seja quando o candle fecha acima da média móvel exponencial de 40 períodos (estou apenas exemplificando, não tome isso como um método de entrada).

A primeira coisa que o trader deve saber é onde colocar o stop. E a principal função do stop é proteger seu capital de acordo com o gerenciamento de risco (que você mesmo deve estipular). Por exemplo, você pode estipular não arriscar mais do que 5% do seu capital total em uma operação, e se você não esta disposto a arriscar tudo isso, você deve chegar a uma porcentagem que te deixe confortável. 2% do meu capital é um risco aceitável pra mim. Alem de saber o quanto você esta disposto a perder, o stop deve ser colocado em um local que não atrapalhe a operação. É comum os traders colocarem o stop muito perto para não arriscar muito, e o mercado cair atingindo o stop e em seguida ir na direção em que você entrou (é a chamada violinada) você é stopado e fica com prejuízo, depois o que é pior, vê o mercado indo na direção que você esperava que fosse . Nem sempre o mercado segue imediatamente na direção em que nós entramos, por esse motivo deve haver uma sintonia entre a questão do risco e do stop estar em um local que não atrapalhe a operação.
Mas onde colocar o stop?
O SAR nós da à resposta.
SAR é uma ferramenta muito útil, que tem importante função no trade e foi Criado por J. Welles Wilder, o nome parabólico vem do fato de que o conjunto de pontos do indicador apresenta frequentemente à forma de uma parábola. SAR, por sua vez, significa em inglês Stop And Reverse, ou seja, pára e reverte. Trata-se de uma menção à maneira como o indicador é empregado. Não vou colocar aqui como esse indicador é calculado pois quase todos as corretoras disponibilizam gráficos com essa ferramenta.





Como podemos observar, o SAR protegeu mas não atrapalhou a operação. O SAR é um stop móvel, ou seja, a cada candle ele se movimenta na direção da sua entrada, ele protege o lucro no caso do mercado ir conforme nós esperamos.  Funciona 100%? NÃO, assim como nada na análise técnica funcionam todas às vezes, é tolice achar que esse tipo de ferramenta seja perfeito, como eu já disse em outros post, a análise técnica não é uma ciência exata, o que o trader deve fazer é usar ferramentas como essa que irão aumentar a probabilidade de acerto, mas as operações com prejuízo sempre irão existir, mas o que você deve fazer é usar a probabilidade a seu favor.




6 comentários:

mais uma vez muito bom,Eliel quanto tempo seria 40 períodos?

obrigado Filipe. 40 períodos é a média dos ultimos 40 candles. No caso do exemplo eu usei um gráfico de 30 minutos, portanto a média foi dos ultimos 40 candles (velas) cada candle representando 30 minutos.

Quais seriam os STOPS indicados pelo SAR neste Gráfico ??

Bruno, o sar são os pontos que aparecem abaixo dos candles, clique na imagem e você irá perceber, que a cada novo candle um novo ponto se forma. Esse indicador é um stop móvel, por exemplo no caso do exemplo onde a entrada foi feita no rompimento da média, o stop ficaria no ponto abaixo desse candle que rompeu a média, e a cada novo candle surge um novo ponto e o stop fica sempre em cima desses pontos.

Postar um comentário