16 de nov. de 2010

Médias móveis





Médias móveis
  As médias móveis são um dos indicadores mais antigos e mais utilizados na análise técnica, 
são extremamente úteis e eficientes.
   E para que serve uma média móvel?
 Servem para prever futuras tendências, servem como ponto de compra e de venda entre 
outras funcionalidades.
Quais os tipos de médias móveis e como são calculadas?  Vou citar apenas as mais usadas.
Média móvel simples (MMS): São calculadas utilizando o preço de fechamento do 
período selecionado. Por exemplo: Para ter uma MMS de 10 períodos é somado o 
fechamento dos últimos 10 candles e dividido por 10 uma MMS de 20 períodos segue 
o mesmo raciocínio, soma o fechamento dos últimos 20 candles e divide por 20. 
E como ela é móvel todo candle que aparecer no gráfico terá o calculo do fechamento 
dos últimos 20. Porem não é necessário fazer nenhum cálculo, os próprios programas 
fazer a conta automaticamente. * Toda corretora oferece um programa gráfico ou o 
próprio site da corretora fornece um gráfico online onde o cliente possa fazer suas 
análises. Eu não conheço nenhum programa de gráficos que não ofereça esse indicador.
 

Exemplo de uma MMS de 20 períodos.
 
Média móvel exponencial (MME): A média móvel exponencial dá um maior peso 
aos últimos valores no cálculo da média. Dessa forma, este indicador será mais 
sensível aos valores mais recentes. Assim, ao contrário do que ocorre com a média 
móvel simples, na exponencial os dados mais novos possuem maior importância, 
ou seja, o preço de ontem tem um peso superior ao preço de anteontem. 
A formula de calculo dela é: ME(a) = ME(a-1) + [2/(N+1)*P(a) - ME(a-1)]
onde N é o número de dias para os quais se quer o cálculo. (Não se preocupe em 
calcular manualmente,por que todos os gráficos fazem isso pra você)
 
Exemplo de uma MME de 20 períodos.
As médias podem nos dizer quando é um bom momento para comprar, e quando 
é um bom momento de vender. Os preços acima de média indicaria compra e abaixo 
venda. É claro que eu estou apenas exemplificando, usei uma simples interpretação 
só para se ter uma idéia desse indicador. Para mim a média sozinha não me diz quando 
comprar ou vender, mas ela junto com outras ferramentas se torna ótima. Em outros 
post eu vou falar mais sobre como utilizar as médias móveis.    
 
Agradeço a visita e Até mais!!!

 

2 comentários:

Amigo, vc pode fazer um posto explicando como começar uma conta numa operadora? quais as melhores, e um guia rápido para iniciantes sobre como meche no programa? Obrigado.

Mto bom o seu blog, bem tranquilo de ler, e facil de entender!!!

Em breve eu vou postar uma relação das corretoras de ações e forex, e os procedimentos de abertura de conta, e como manusear as plataformas com os gráficos ok..obrigado pelo elogio!!

Postar um comentário