30 de nov. de 2010

Candlesticks


No dia 13 de novembro eu comentei sobre os três tipos de gráficos mais utilizados, e o preferido pela grande maioria dos traders que é o gráfico de candlestick.
   Os gráficos de candlestick por si só representam uma técnica de operação e formam padrões que podem significar possível reversão ou continuação de movimentos. 
Exemplos de candles de reversão:
               
    Martelo
 
O martelo é um padrão configurado por um candle pequeno e sombra (linha vertical) inferior cerca de duas vezes maior que o corpo.
Geralmente quando há um martelo depois de vários candles de baixa pode (eu disse pode) significar uma reversão.
Shooting star (estrela cadente)

Este padrão de candle é o oposto do martelo, tem corpo pequeno e sombra inferior cerca de 2 vezes maior que o corpo. Quando há um shooting star após uma sequência de alta, as probabilidades de reversão são grandes.
Engolfo de alta

É um padrão composto por dois candles. O primeiro tem um fechamento negativo, e o segundo um fechamento positivo, com um corpo maior que envolve completamente o corpo do primeiro candle. Esse padrão geralmente aparece depois de uma correção de alta, ou após um longo movimento de baixa indicando fim do movimento baixista.
Engolfo de baixa


As características do engolfo de baixa são exatamente as mesmas do engolfo de alta, porem ocorrem após uma correção de baixa, ou após um longo movimento de alta, indicando fim do movimento altista.


Esses são uma porcentagem muito pequena dos padrões de candles que existem e os mais utilizados por traders de todo o mundo. Porem a eficiência desses padrões é questionado por alguns e defendida por outros. Em minha opinião esses são padrões que reforçam a tomada de decisão, mas sozinhos como eu sempre menciono no blog não devem ser usados como método de entrada e saída. Há determinado mercados (futuro e forex) que não funcionam tão bem quanto no mercado acionário.

Obrigado e até a próxima

3 comentários:

Parabéns pelo BLOG! aproveito para convidá-lo a ser um editor do BLOG investcenter: www.investcenter.blogspot.com

Parabéns pelos ensinamentos sobre candles.

Postar um comentário